Colégio Estadual Professor Francisco de Paula Achiles

A última Escola deste ano que veio ao Café, Pão e Texto, chegou de S.Gonçalo. O Colégio Estadual Professor Francisco de Paula Achiles.

Os alunos eram do 8° ano e as Professoras super amorosas: Kesia, Nelma, Priscila e Sula. Veio na caravana a funcionária de limpeza Rose, que trabalha na Escola desde 1988.

É uma Escola bem antiga, dentro de uma Comunidade.

Chegaram e foram todos direto para o jardim, estavam soltos, felizes, à vontade. A mesa do café era farta e deixei que se servissem sozinhos. Havia um clima ameno, de profunda amizade entre eles.

Apresentei alguns livros novos e abri um grande espaço de fala para eles.

Reivindicaram mais espaço de escuta na Escola, menos falta de professores.

E demonstraram uma imensa sensibilidade quando apresentei meu livro Perfumes e falaram dos cheiros que amam. Um menino disse que amava o cheiro do mel. E realmente o afeto corria entre eles como um rio de mel.

Os que estavam deitados no tapete se aconchegavam uns nos outros.

Uma menina disse que sentia o cheiro da morte antes de alguém morrer,mas não conseguia explicar, o que daria um conto, o que me lembra a Blimunda do Memorial do Convento, que via os órgãos das pessoas por dentro quando comia miolo de pão e sabia se iriam morrer.

A Escola tem aula de teatro e dança, o que é uma maravilha. Fiz uma dramatização com um menino e uma menina com um poema e todos amaram.

Para fechar falamos sobre o tema Felicidade, já que meu novo livro, que fiz com William Amorim, é todo sobre isso e fiquei surpresa com a beleza do que é felicidade para eles.

” um momento”, “algo inesperado”, “estar na casa dos avós” e a mesma menina que falou do cheiro da morte, disse que também conseguia sentir o cheiro de nostalgia quando o momento de felicidade passa.

Por fim todos nós fizemos um desejo em pensamento e gritamos o nosso nome para o Universo ouvir. E fomos até o mar.

Pude dar um livro Jardins autografado para cada um, pois ganhei uma caixa da minha amada Bia Hetzel, que sobrou da Editora Manati.

O Café, Pão e Texto fechou o ano lindamente, trazendo os adolescentes e pré adolescentes, de longe, até a minha casa, para um encontro singular entre a poesia e tantas sensibilidades. Que cada um encontre seus dons e seus caminhos.