E.M. Padre Cipriano Douma

whatsapp-image-2023-10-06-at-11-54-45

A E.M. Padre Cipriano Douma chegou de longe. De São Gonçalo. Duas horas de viagem até Saquarema.
27 crianças do 5° ano com a Supervisora Pedagógica Kelly, a Professora Marta, os Monitores Yasmin e Marlon e o Motorista Luis.
Sou muito apaixonada por crianças desta idade, quase como a minha neta Gabi.
A mesa do Café estava pronta e os meus livros escolhidos, ao alcance da mão.
Bancos e cadeiras e no centro um tapete grande com almofadas.
Todos entraram e se sentaram com muita delicadeza nos bancos e cadeiras. Será que não repararam no tapete?
Mas quando eu disse que era um tapete voador, muitas crianças se jogaram nas almofadas. Voaram. Meninas e meninos.
Logo foram ao jardim ver as ávores, sentir o cheiro das folhas de cravo e de canela e ver as orquídeas tão esplêndidas, o Samuel Jardineiro como guia. Vieram de um lugar muito árido.
Quando voltaram, antes do café, fizemos um exercício de escutar os sons da natureza de olhos fechados: o mar, o vento, os passarinhos. Quando abriram os olhos, falamos sobre a paisagem musical da cidade, com ruídos que ferem. Ruídos agressivos. Eles disseram como era bom ouvir a natureza.
Então passamos para o Café da Manhã. A mesa era farta. E com todos sentados nos seus lugares, a dinâmica foi servi-los onde estavam. O meu pão recebeu os elogios mais maravilhosos do mundo!
E quando chegamos ao texto, fiz muitas brincadeiras com os poemas. Ao Marlon Monitor pede que falasse o meu poema Banquete, verso por verso, em ritmo de rap e cada verso era repetido pelas crianças. Fizemos um poema sobre o tempo fazendo o barulho de tic-tac com a língua.
Brincamos de orquestra noturna com o poema do mesmo nome( estes poemas no livro Caixinha de Música) e enumeramos as brincadeiras que eles brincam, pra ver se estavam no meu livro Brinquedos e Brincadeiras e então brincamos de estátua e foi bom demais.
Na última parte do nosso encontro fomos fazer fotos na beira do mar e as crianças trouxeram uma bola de futebol e desceram para jogar com o Marlon.
Impossível descrever a alegria reinante nessa manhã de brincadeiras poéticas.
Doei 4 livros para a Escola e a Professora Kelly saiu cheia de ideias.
E eu fiquei com o coração transbordando de amor.

whatsapp-image-2023-10-06-at-11-54-45-1