A proprosta do Café, Pão e Texto é dar de presente algumas horas de pura alegria com um café da manhã e poesia.
O dia 15/06/23 foi para a Escola Municipal Omar Faria Alfradique, de Silva Jardim.
Eu receberia 30 alunos, mas afinal, para lotar o ônibus, vieram 39 mais o motorista, mais os professores. Umas 45 pessoas na varanda.
Primeiro deixo que corram pelo jardim, que pulem bastante e respirem todo o verde.
Depois passamos para o café da manhã.
E só então, quando todos já estão de barriguinha cheia, sentamos para o texto.
Como havia um professor de ciências, o Bruno, comecei pelos poemas do livro A Teia das Águas, que eu e Bia Hetzel fizemos em parceria.
Havia uma teia de aranha bem grande do lado de fora da chaminé do fogão de lenha. Então, a partir dessa teia, li os poemas, interrompendo a leitura para que eles pudessem interagir com alguns versos. Fiz o mesmo com A Casa de Todos os Ninhos , também em parceria com a Bia, os dois editados pelo Instituto Coral Vivo. Foi uma festa para cada bicho que aparecia.
O professor me ajudou a explicar algumas coisas e mergulhamos na dor das árvores cortadas, dos plásticos nos oceanos…eles e elas entenderam perfeitamente a teia da vida.
Depois fiz brincadeiras com alguns poemas.
A Professora Vanessa, que eu já conhecia da E.M.Joaquina, me trouxe um presente mais do que lindo, uma caneca com o título do projeto.
A Professora Luciana, da Sala de Leitura ajudou a servir o café.
O mar estava de ressaca e fomos só até a vegetação de restinga para eles “sentirem” o mar e para fazermos uma foto. Aprenderam que é essa vegetação que segura a areia.
Foram muitos abraços maravilhosos na nossa despedida.