Instituto de Educação Clélia Nanci

Hoje, dia 27, recebi uma turma de Ensino Médio de São Gonçalo:
Instituto de Educação Clélia Nanci, pelas mãos da Professora Heloisa, que conheci em Itaboraí.

whatsapp-image-2022-09-27-at-13-13-13

Esqueci de fotografar a mesa do Café, Pão e Texto!!!!

A Professora me contou que na escola eles possuem o Portal da Conscientização, onde debatem temas como racismo, negritude, inclusão, etc. Fiquei maravilhada.

Então, depois de uma hora e meia de viagem, primeiro houve o café. Sinceramente meu pão recheado é imbatível e sobre a mesa muitas delícias.

E o texto de hoje era um pouco sobre tudo, já que o Portal da Escola me sinalizou que não era um público qualquer. São alunos e alunas leitores, acostumados a expor seus pontos de vista.

Eles já haviam lido alguns livros meus e fizemos algumas dinâmicas com poemas.

Falamos sobre empatia, compaixão, manias e desejos. Falamos de Rotas de Fuga. Quando estamos nos sentindo aprisionados, qual seria a rota de fuga de cada um? Um disse música, outro disse desenho, outro disse livros. E eu respondi: – viram, sempre escapamos pela arte!

E um professor de matemática disse:
– vocês falaram em arte e eu como matemático considero a ciência como arte, a matemática é pura abstração. Perguntei que livros lia e ele disse: – leio filosofia.
Só uma aluna trouxe um poema de sua autoria, era lindo e ela o leu emocionada.

whatsapp-image-2022-09-27-at-13-13-13-1

No final fomos para o jardim e houve um grande maravilhamento com as orquídeas.

Eles trouxeram uma toalha para fazer um piquenique em algum lugar, ainda iam escolher. Já era a hora do almoço. Mais de duas horas haviam se passado.

E, claro, desceriam até o mar para colocar os pés na areia.