Livro-Concerto Caixinha de Música

Com GUGA MURRAY

O Livro-Concerto Caixinha de Música é um Concerto interativo. Guga Murray com seu violão, constrói junto com a platéia instalações musicais e canções.

E os poemas do livro Caixinha de Música, em parceria com a poeta Roseana Murray, projetados numa tela, vão se desdobrando, adquirindo novas formas e leituras e como pássaros, voam junto com o público.

Com duração de 50 minutos o Livro-Concerto pode ser apresentado em escolas, Feiras de Livros, Teatros, Praças, Hospitais.

guga

Pequena biografia de Guga Murray:
Nasceu no Rio de Janeiro em 1973. É musicista e transita entre a música popular e erudita. Lançou dois discos com o conjunto musical Um Trio Viralata. Trabalhou no Projeto de integração cultural Terra Musical junto ao governo da Bretanha, França. Viajou com seus Concertos Didáticos por toda a Andaluzia , dentro do premiado projeto ABECEDÁRIA do governo Andaluz., durante três anos.

Trabalhou como professor de música em São Paulo, por nove anos, na Escola de Música Companhia das Cordas . É especialista em formação de bandas com crianças e jovens.

Viveu na Espanha de 2004 até 2012 e agora reside em Resende, RJ.

Diretor da Atrium Escola de Música nesta cidade.

Livro-Concerto Fio de Lua & Raio de Sol

com Patricia de Arias

patri-3-retocadaA leitura dramatizada de Fio de Lua & Raio de Sol foi concebida para apresentar o livro de uma forma dinâmica e interativa. Patricia e Guga, lêem os poemas tranformado-os em novas formas de expressão. Os poemas viram brincadeiras, canções repletos de emoção e sonhos. Patricia de Arias, acompanhada do violão de Guga Murray, realizam junto com a plateia uma divertida e emotiva leitura do livro Fio de Lua & Raio de Sol, onde as imagens poéticas explodem em novas possibilidades de interpretação.

Os poemas do livro Fio de Lua & Raio de sol , em parceria com a poeta Roseana Murray, projetados numa tela vão ganhando vida própria e, a partir de uma leitura musical e poética, se transformam em estrelas.

Com duração de 50 minutos o Livro-Concerto pode ser apresentado em escolas, Feiras de Livros, Teatros, Praças, Hospitais.

Biografia

Escritora, atriz e professora de teatro, nascida em Granada, Espanha, teve seu primeiro contato com o teatro na escola, aos 7 anos de idade. Em 1994 começou a estudar formalmente concluindo o “Curso de Formação de Atores” ministrado pela Escola Internacional de Interpretação (atual Escola de Teatro de Granada) de 2 anos de duração (total de 380 horas). A partir de 1996 começou a atuar profissionalmente em diversas companhias compostas pelos atores formados no mesmo curso. De 2000 a 2009 fez parte da companhia de teatro amador “Entre dos Caras”, dirigida pela atriz e diretora argentina Clara Viola, interpretando diversos papeis em inúmeras obras de teatro contemporâneo argentino e espanhol tais como: “La Fiaca”, “Usted tiene ojos de mujer fatal”, “No hay ladrón que por bien no venga”, “No hay que llorar”, entre outras, atuando em diversos teatros em Andaluzia, Espanha. Participou também de outros projetos de teatro aplicado sendo o de maior relevância o “ECOE – Evaluación Clínica Objetiva Estructurada” (Avaliação Clínica Objetiva Estruturada) dirigido a médicos residentes e alunos do 5º ano de medicina na Faculdade de Medicina de Granada.
Seu primeiro livro de poesia em português, “Fío de Lua & Raio de Sol”, em coautoria com Roseana Murray, foi publicado no Brasil pela editora IBEP Junior em Setembro deste ano.
Concebeu o espetáculo musico-poético Fio de Lua & Raio de Sol em parceria com o músico Guga Murray com apresentações em Novembro de 2013 no Sesc Teresópolis.
Seu segundo livro “Uma Ideia no Bolso” será publicado em breve pela editora Rovelle.
Na actualidade dá classes de teatro em espanhol na escola “Espaço do saber”, em Resende. Também dá classes individuais de espanhol e de conversação.

ATIVIDADES NO BRASIL:
foto-guga
2015
– FLIR Resende, R.J

2014
– Feira de Caruaru, P.E
– Bienal de Campos, R.J
– SESC Três Rios, R.J
– SESC Friburgo, R.J
– SESC Teresópolis, R.J
– Feira de Pirenópolis, G.O

2013
– SESC – Teresópolis, R.J
– UFBA – Salvador, B.A
– FLU – Uberaba, M.G
– Bienal – Rio de Janeiro, R.J
– Seminário Prazer de Ler – Natal, R.N
– Colégio Dom Bosco – Resende, R.J
– Sesc Teresópolis, R.J
– Bienal – Volta Redonda, R.J
– E.M. Hermann Müller – Joinville, S.C
– Feira do Livro de Joinvile, S.C
– Fundou a Atrium Escola de Música em Resende,R.J
– CONLUZ – Congresso de Leitura em Luziânia
– Escola Fênix – Ceilândia
– Escola Maria Montessori – Brasília
– Escola Arvense – Brasília
– Projeto Caravana de Escritores, Casa da Leitura

2012
– Projeto Fala Autor do SESC Barra Mansa
– Projeto Paixão de Ler no Rio de Janeiro
– Bienal de Campos

DEPOIMENTO DA DIRETORA SILVANE DA E.M.HERMANN MÜLLER de Joinville:

As notas sonoras semeadas a partir de “Caixinha de Música”, em abril…resultaram em flores e frutos ao longo do ano!

Muitas foram as atividades desenvolvidas, motivadas pelo brilhante talento de Guga Murray.
Desenvolvemos com os alunos um projeto, com o objetivo de unir poesia e música, ambos ritmo e movimento, na sala de aula, assim como a proposta de vocês no livro “Caixinha de Música”.
A turma multisseriada de 1º e 2º ano, alfabetização, juntamente com a Professora Silvia, está confeccionando um TAPETE MUSICAL com todas as cantigas trabalhadas…Além de instrumento de leitura, o tapete acompanhanhará os alunos em momentos de Roda Musical.
Além disso a construção de uma ÁRVORE MUSICAL tem movimentado com a pais e alunos. Esta árvore abrigará vários objetos de experimentação sonora como sinos, mensageiros dos ventos e instrumentos musicais.
Utilizamos ainda os poemas musicas de Vinícius de Moraes como recurso de alfabetização. Tal projeto será destaque na TV Escola, por ocasião da programação comemorativa ao centenário de Vinícius de Moraes, que irá ao ar esta semana.
A turma multisseriada de 3 º, 4º e 5º anos da Professora Rachel, desenvolve uma proposta de ampliação do repertório cultural e das múltiplas linguagens, e de situações significativas que permitam o contato entre música e poesia. Algumas atividades desenvolvidas: confecção de chocalhos, atividades utilizando os próprios instrumentos confeccionados e decorados pelas crianças; passeio pelo Bosque da leitura e Jardim encantado, escutando os sons da natureza para a composição de uma escrita musical; escrita dos sons de algumas histórias; produção textual de Haikais (minipoemas japoneses) musicados, escritos pelas próprias crianças; estudo das poesias do Livro “Arca de Noé”. A turma ainda está trabalhando na confecção de seu próprio Livro-concerto!
Muita APRENDIZAGEM, com música, poesia e ALEGRIA!

E para culminar…Um Concerto da Orquestra Prelúdio de Joinville em nossa escola! Acontecerá em 28 de setembro de 2013 à partir das 9:20 e será aberto a toda comunidade.

Feliz pela chegada da primavera…inspirada mais uma vez por POESIA e …MÚSICA!!

A vocês, toda a nossa Gratidão…sempre!

Abraços poéticos e musicais…

“Família Hermann Müller”


ENCICLOPÉDIA MÚSICOS DO BRASIL:

Guga Murray faz parte da terceira geração de músicos em sua família.
“Meus bisavôs eram músicos, o bisavô paterno tocava violão e o materno violino. Meu pai, José Murray, foi violonista do Quarteto em Cy, com quem gravou alguns discos”.

A partir dos sete anos, Guga começou uma sólida formação musical, estudando com grandes professores.

“Estudei violão com Célia Vaz e Luis Carlos Rocha. Guitarra, harmonia e improvisação com Nelson Faria e Alexandre Carvalho. Harmonia, contraponto e composição com Blas Rivera. Composição com João Guilherme Ripper. No curso de música da UNESP (Universidade do Estado de São Paulo) tive aulas de composição e Regência com H. J. Koellreutter e música eletroacústica com Florivaldo Menezes”.

Nessa trajetória, Guga utilizou diversos métodos. “Kodaly para leitura e um outro método de leitura melódica da Berklee, algumas coisas de técnica de guitarra e para violão, o repertório clássico, Carlevaro (‘Escuela de La Guitarra’, Abel Carlevaro, Ed. Barry), Carcassi (‘Novo Método de Violão’, Matteo Carcassi, Ed. Vitale), partituras de Leo Brower e J. S. Bach”.

Guga diz que tocar com outras pessoas foi o mais agradável em seu processo de formação.

Pessoas decisivas foram muitas, inclusive aquelas com quem ele só teve contato por meio da obra. Cada uma a sua maneira despertou o sentimento de Guga pela música.

“Celinha Vaz, pelo carinho e afeto que fizeram com que minha relação com o instrumento e com a música fosse sempre agradável. H. J.Koellreutter por me ensinar a fazer perguntas. E Bach, pela dimensão e profundidade da sua obra”.

Com essa intensidade no aprendizado, sobrou pouco espaço para o autodidatismo na formação de Guga Murray. Ele é modesto na avaliação que faz do que aprendeu por si mesmo, embora escutar e fazer conexões não possam ser considerados pouca coisa. “Devo meu conhecimento aos livros e aos professores. A única coisa que eu aprendi a fazer sozinho foi escutar e fazer conexões entre as outras áreas do conhecimento e a música”.

Guga tem consciência de que toda experiência de tocar junto traz uma carga de conhecimentos técnicos e comportamentais.

“Um dos mais importantes músicos que eu conheci foi Carlinhos, um grande baixista autodidata que apostou em mim quando eu era muito jovem, com apenas 13 anos. Me ensinou a tocar com confiança, mesmo que fossem poucas notas. Atualmente, aprendo muito dos meus companheiros em geral. Todos os músicos têm algo pra ensinar ao outro”.

Contato:
Tels.: (24) 8839-2605 | (24) 3359-0785
E-mail: gugamurray@hotmail.com