Rede Municipal de Saquarema

destaque

Hoje, dia 11/10/22, recebi 28 Professoras e 1 Professor das Salas de Leitura da Rede Municipal de Saquarema, dentro do meu Projeto Café, Pão e Texto. O outro Professor é estagiário na Secretaria de Educação.

Elisangela Costa é a Coordenadora das Salas de Leitura e foi pelas suas mãos que as Professoras vieram.

A minha fala foi sobre a importância monumental das Salas de Leitura nas Escolas.

Não acho que exista nada mais importante numa Escola que a formação de leitores. Como decifrar o mundo sem ser leitor? Como ler um enunciado de um problema sem ser leitor?

Quem sabe seja apenas na escola que o aluno tenha livros ao seu alcance?

Infelizmente há um clichê terrível de que leitura e coisa de Professor de Português. Um dos escritores que amo, Primo Levi, era químico.

Falamos muito hoje. Ouvimos muito uns dos outros.

Falamos de problemas e de caminhos.

Um depoimento de uma Professora me emocionou demais.

Ela me contou que muitos anos atrás, esteve na minha casa, onde, na Roda de Leitura li o conto Mistério em S.Cristóvão, da Clarice Lispector.

Ela não conseguiu entender nada nem acompanhar o que era dito. Ela não entrava no conto.

Ela ficou muito chateada, leu e releu o conto e começou a ler outros livros, outros contos, romances… então, a partir do acervo acumulativo de literatura que foi fazendo por dentro, um dia ela releu o conto e tudo fez sentido, ela entrou naquele jardim onírico que Clarice criou. E ela disse: a partir da compreensão deste conto, minha vida mudou. Porque ela teve o insight das múltiplas camadas de leitura. Hoje é uma leitora apaixonada. E é isso que acontece com um leitor. Ele não fica na superfície, ele mergulha.

Meu amigo e fazedor dos meus E books, Jiddu K. Saldanha esteve presente. Uma imensa alegria percorria a varanda. A alegria de dividir o café e o pão, as dúvidas, os anseios.