IEPIC de Niterói

cafe013

O encontro do Café, Pão e Texto na casa Amarela, neste 2 de setembro, com os Professores do IEPIC de Niterói, foi uma cachoeira de alegria.

O IEPIC ( Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho) tem 187 anos de história! Fundado em 1835, é a mais antiga escola de formação de professores da América Latina.

Eles trabalham no Ensino Médio de Formação de Professores, o Normal, e a Escola tem mais de um século.

Eram todos Professores e Professoras apaixonados pelo tema Formação de Leitores. Duas professoras formadas em biblioterapia.

cafe011

Uma das Professoras formada em Biblioterapia, está fazendo formação em Psicanálise e nos contou que por ter sido leitora, quando acabou o Ensino Médio, (fez Normal), ela quis mais, justamente por ser leitora. Filha de pai operário, ela é a prova viva do que a literatura é capaz.

Os depoimentos foram belíssimos, de chorar. Todos muito preparados, contaram experiências magníficas e muito emocionantes.

Propus que este grupo criasse um Clube de Leitura. Uma Professora me disse que o que estava acontecendo, café, pão e texto, a bela mesa compartilhada, (os Professores trouxeram várias maravilhas para enriquecer a mesa) era uma comunhão. E é. Neste tempo sombrio, de cortes severos na Educação, na Merenda Escolar, ser Professor/a comprometido e engajado, é um dos maiores atos de Resistência.

cafe012

Todos sabemos quanto ganha um Professora e quanto ganha um Deputado.

Esse meu Café, Pão e Texto me enche de alegria e esperança.

Uma salva de palmas para este beĺissimo grupo que esteve comigo hoje.