Escola Municipal Osíris

photo-2019-09-10-11-06-10

Hoje a Escola Municipal Osíris, de Saquarema, veio até a minha casa para um Café, Pão e Texto. Mais precisamente o Cleo, o Clube de Leitura da escola, dirigido pela Professora Ângela, com a Diretora Carla e a única mãe participante do Clube, a Marcelle.

Num universo de 200 crianças, o Clube tem apenas 17 alunos participantes. Falamos sobre estratégias para conseguir leitores, todo um processo de sedução.
O Clube é muito interessante, com vários projetos: viajando de livro em livro: cada criança lê um livro e depois todos se juntam, para que cada um faça um resumo do livro, fale sobre o autor, etc. A Bolsa Cleo, onde os alunos levam livros para casa, Transformando Vidas e outros. As crianças escreveram um conto coletivo, que foi lido hoje.

O Clube tem uma moeda: “ozirete”:
Para cada livro lido, resumido, discutido, o aluno ganha um dinheiro imaginário.

A Professora Angela vai anotando as oziretes num caderno e no fim do ano, depois de um acordo com o Restaurante e Café Marisco (onde tenho uma cadeira cativa para o meu pingado na Vila) , fazem um lanche com pizzas e batata frita e pagam com as oziretes!

Palmas para o Marisco! Ângela está tentando fazer um convênio assim com a Papelaria Angel.

Quando as crianças chegaram, Samuel, nosso jardineiro, as levou para conhecer as orquídeas do jardim, que estão explodindo de tanta beleza.

Na hora do Café, um outro Samuel, um menino que sabia tudo, disse que a mistura do meu pão com o mel que sempre trago de Visconde de Mauá, era a melhor coisa que já tinha comido na vida.

Lemos poemas, conversamos, foi um encontro divino nessa manhã azul e maravilhosa.