Caminhos de Roseana Murray na Escola Brasil

0
2448

Boa Tarde,
Sou Rosângela, professora regente de sala de leitura da Escola Municipal Brasil no município do Rio de Janeiro e no ano de 2015 oito escolas de nossa região foram convidadas a participar da FLUPP (Festa Literária das Periferias) e nossa escola trabalhará e desenvolveria várias atividades em cima de livros da autora Roseana Murray. Na escola trabalhamos várias obras de Murray, conhecemos sua biografia e explorando o blog da autora descobrimos um projeto “Café, pão e texto” em que nossa autora recebia alunos da rede pública da região de Saquarema em sua casa para fazer um lanche bater papo e ler textos. Ficamos encantados e conseguimos agendar nossa visita. Selecionamos na escola 20 alunos apaixonados por leitura e que estavam a frente das atividades para a FLUPP e fomos a Saquarema.

Quando chegamos a casa de Roseana ela nos esperava no portão com um sorriso lindo e recebeu nossos alunos com um abraço carinhoso em cada um. Sentados em sua varanda cuidadosamente arrumada para nos receber Roseana leu para nos, convidou nossos alunos. para ler suas poesias e conversamos sobre anseios, amizade, sexo e gravidez na adolescência, sobre conflitos e muito mais. Papos que geralmente eles conversam com amigos e não com adultos e as crianças se soltaram. Roseana perguntou a cada um seu sonho e eles foram muito sinceros nos seus anseios.

Passeamos por Saquarema, analisamos cada espaço que identificamos em muitos dos seus poemas. Voltamos…

Aquele grupo viveu uma experiência única, não conheceram somente a autora Roseana Murray, tiveram contato com uma mulher sensível, carinhosa, amável e sobretudo muito especial. Voltaram para escola apaixonados pelo universo da poesia e repassaram para a escola toda este momento fazendo colegas, professores e pais apaixonados por leitura.

Nossa sala de leitura, a pedido dos alunos, agora leva o nome do nosso projeto “Sala de Leitura Nos Caminhos de Murray” e para a nossa escola, Roseana não é só a autora de livros,é a amiga que fez alunos gostarem cada vez mais de ler e escrever, de sonhar e correr atrás dos seus sonhos…de amar e viver feliz.

Muito Obrigada por ser esta pessoa tão especial e não se esqueça…Nós da Brasil caminhamos com Roseana Murray.

Compartilhar

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here