José Sarney

Abecedário Poético de Frutas

O Abecedário Poético de Frutas é uma delícia que se transfere do prazer físico para o espiritual. Cada fruta é ressuscitada em nosso sabor, com cheiro de oriente do damasco, perfume da vergamota que deixa na boca uma saudade, forma de estrela de carambola, gosto escondido da noz, colorido dourado e branco da banana, amarelo doce da manga, textura de tecido de um tempo antigofigo, consistência molhada do caqui. As árvores dão sombra,aninham os sonhos,formam um túnel verde. As frutas reencarnam o sol, escorrem sol, inundam a boca de felicidade, incendeiam de doçura, percorrem ruelas, iluminam o céu da boca, brilham feito nascente, transformam o dia em sol e festa, no milagre da poesia.
A riqueza das imagens, dos versos, e a música dos poemas mostram que a poeta tem o domínio completo de seu ofício. Não é poesia infantil, é, simplesmente, poesia. Poesia simples e direta, portanto mais perfeita, onde podemos mergulhar e nos banhar, redescobertos no tempo em que aprendíamos as frutas.
Tudo isso Roseana Murray conseguiu transfigurar nas palavras de uma grande poeta no seu Abecedário Poético de Frutas, em que elas são mitológicas flores do jardim das musas.

José Sarney